sábado, 16 de março de 2013

Grêmio 2x0 Lajeadense

Grêmio: Dida; Pará, Werley, Cris e André Santos; Fernando (Adriano), Souza, Zé Roberto e Elano (Kléber); Eduardo Vargas (Welliton) e Barcos. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Lajeadense: Eduardo Martini; Márcio Gabriel (Leandro), Micael, Gabriel e Márcio Goiano; Rudiero, Reinaldo, Renan e Moisés (Mineiro); Rafael Aidar e Jandson. Técnico: Flávio Campos.

Gols: Zé Roberto (GRE - 30'1º) e Zé Roberto (GRE - 22'2º).

Foto: Edu Andrade

O SUPER ZÉ

É impressionante o que consegue jogar Zé Roberto mesmo com 38 anos. Merece, sim, uma chance na Seleção Brasileira. Atuando nesse nível por mais um ano pode - e deve - ser um acréscimo na Copa do Mundo de 2014. Marca com intensidade notável e organiza jogadas com uma capacidade imensa de recursos técnicos.

GLADIADOR NA ARENA

Contratado ainda em dezembro de 2011 para ser o "Gladiador da Arena", Kléber estreou na nova casa gremista apenas hoje. E estreou bem. Ingressou na etapa complementar, conseguiu dar sequência às jogadas ofensivas pelo seu lado esquerdo e deixou este que vos escreve com uma impressão clara: será ele o substituto de Elano, suspenso, na partida contra o Fluminense pela Libertadores.

MOVIMENTAÇÃO OFENSIVA

Eduardo Vargas e Barcos tiveram boa movimentação na partida. O pecado tático é que, especialmente na primeira etapa, jogaram longe um do outro. Isso foi preponderante para que o Grêmio não conseguisse, em alguns momentos, reter a bola no campo ofensivo. Uma breve orientação de Luxemburgo basta para corrigir o problema.

O MILAGRE DE MARTINI

Eduardo Martini praticou uma defesa impressionante nesse jogo da Arena. Barcos driblara um zagueiro do Lajeadense e a finalização saiu forte e no canto, mas sabe-se lá como o goleiro chegou na bola. Chamou a atenção. Uma defesa simplesmente incrível de Martini.

MÚLTIPLAS FUNÇÕES DE PARÁ

Pará é tratado por muitos como "o furo do Grêmio", um pensamento que discordo veementemente. Hoje o lateral direito, que tem a marcação como principal característica, foi importante na construção do primeiro gol por entrar em diagonal na grande área e achar um belo passe para Zé Roberto. Teve atuação segura e foi intransponível na guarnição de sua zona do campo.

O FIM DA INVENCIBILIDADE

E caiu o último invicto do Gauchão. Para os padrões do estadual é um bom time, esse Lajeadense. Eduardo Martini é bom goleiro, os zagueiros Micael e Gabriel são de grande importância no cenário regional, Márcio Gabriel até Brasileirão jogou e ainda tem mais dois ou três bons valores. Flávio Campos tem uma boa equipe em mãos e realiza bom trabalho.

A MANSÃO DO HUMAITÁ

A Arena está cada vez melhor mas ainda não está pronta. Na chegada já pude observar um elevador que não estava funcionando. O gramado está melhor, pronto, pode-se dizer - exceto a faixa lateral próxima às áreas técnicas que me parecem não pegar sol. Mas devo fazer a ressalva: um cachorro quente por R$ 14,00 é uma demasia. Não dá.

A Rádio Grenal transmitiu a partida com narração de Haroldo de Souza, comentários deste que vos escreve, reportagens de César Fabris e Henrique Pereira e plantão de Kalwyn Corrêa.

Um comentário:

  1. Concordo com absolutamente tudo. E ainda mais, fiquei muito surpreso com o Kleber. Esperava muito menos dele nessa volta hoje. Não errou passes, voltou bastante para compor a marcação e ainda por cima criou algumas chances. Só tenho um medo para a temporada, o Cris. Nem de perto passa a segurança que o Gilberto Silva passava. Se tem um "furo" no Grêmio, este é o lugar.

    ResponderExcluir