domingo, 24 de março de 2013

Grêmio 2x0 Caxias

Grêmio: Dida; Pará, Cris (Bressan), Werley e Guilherme Biteco; Adriano (Elano), Souza e Zé Roberto; Welliton (Marco Antônio), Kléber e Barcos. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Caxias: Ânderson; Luís Felipe (Michel), Jean, Lino e Victor (Lucas Galvão); Marcelo Carvalho, Paraná, Alisson e Renato Medeiros (Karl); Zambi e Rafael Santiago. Técnico: Picoli.

Gols: Kléber (GRE - 16'1º) e Kléber (GRE - 36'2º).

Foto: Lucas Uebel

O 4-3-3 DA LIBERTADORES

Com a atuação desta noite de sábado o atacante Kléber se credencia para ser o substituto de Elano, suspenso, na partida contra o Fluminense pela Libertadores. O Gladiador voltou a ser aquele jogador do Gauchão do ano passado, aquele que não se intimida com a defesa adversária e utiliza seu futebol para vencê-la. Não vira de costas visando apenas cavar faltas, como fazia no segundo semestre de 2012. Kléber voltou a ser, portanto, o Gladiador que sempre foi acostumado.

SOLUÇÃO NA JUVENTUDE

A solução para os problemas defensivos apresentados pelo Grêmio nesse início de temporada me parece estar no grupo. Bressan, o garoto vindo do Juventude, tem no nome do ex-clube a característica que inicia as suas virtudes. Tem a mobilidade de jovem e o fôlego de guri contrastando com a personalidade de um consagrado. Muita calma com ele, mas parece que nele o Grêmio tem um zagueiro capaz de ser titular em bem pouco tempo. Já mostrou mais do que Cris.

O PRAZO DE VALIDADE DE UMA REVELAÇÃO

Sempre que solicitado, mesmo fora de posição, Guilherme Biteco correspondeu. Atuou muito bem como ala e também tem papel de destaque atuando como lateral esquerdo - sua posição de origem é meia. Contudo, o garoto tem prazo de validade em Porto Alegre: já está vendido e parte, em dezembro, para o Hoffenheim da Alemanha. Uma pena para os gremistas, que sem dúvida alguma tem pouco tempo para observar as qualidades do jovem. Deixará um irmão mais novo na cidade e no Grêmio, Matheus Biteco, sobre quem aliás ouve-se maravilhas.

QUEM NÃO CHUTA NÃO FAZ GOL

É com essa velha máxima do futebol que podemos resumir a atuação do Grêmio diante do Caxias. Os comandados de Luxemburgo dominaram o jogo, tiveram ampla maioria na porcentagem da posse de bola, deixaram claro desde o primeiro minuto que são amplamente superiores ao Caxias mas não souberam traduzir a nítida vantagem em gols. O 2x0 até foi justo, embora o placar pudesse até ser uma goleada. O principal problema do Grêmio foi a falta de finalização, dez contra oito dos caxienses no jogo. Desperdiçou chances de conclusão para ao menos dobrar a marca. O toque de bola imperou em relação às tentativas de chute.

FAROFADA

É definitivamente alarmante a situação do futebol no interior gaúcho. O Caxias, sem dinheiro para hospedagens em Porto Alegre, viajou de ônibus às 17h para o jogo das 21h e retornou do mesmo modo logo após a partida. Uma pena. Os salários estão atrasados em dois ou três meses, dependendo do jogador e os direitos de imagem não são pagos há cinco meses. Não há muito para esperar do clube na Série C do Brasileirão. Infelizmente. A temporada de 2014, ano da Copa do Mundo no país, novamente se avizinha sem gaúchos na segunda divisão nacional.

A Rádio Grenal transmitiu a partida com narração de Haroldo de Souza, comentários deste que vos escreve, reportagens de Rafael Pfeiffer e Henrique Pereira e plantão de Kalwyn Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário