segunda-feira, 25 de março de 2013

Brasil 1x1 Rússia

Brasil: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernando, Hernanes, Oscar (Hulk) e Kaká (Diego Costa); Neymar e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Rússia: Gabulov; Anyukov (Kombarov), Vasily Berezutsky, Ignashevich e Yeshchenko; Glushakov, Shirokov e Fayzulin; Bystrov (Shatov), Kokorin (Zhirkov - Grigoriev) e Kerzhakov. Técnico: Fabio Capello.

Gols: Fayzulin (RUS - 27'2º) e Fred (BRA - 44'2º).

Foto: Vander Roberto

MEIAS DISTANTES

Finalmente Oscar e Kaká foram testados como meias titulares da Seleção Brasileira. Entretanto, para infelicidade da equipe, tiveram atuações apagadas. Jogaram distantes, o que foi fundamental para as exibições nada convincentes de ambos. Sigo com o pensamento de que esta será a dupla de armadores titular na Copa do Mundo, embora necessitem de entrosamento. Um 4-4-2 com quadrado no meio-campo distanciou os jogadores, o que implica diretamente na falta de munição para o comando de ataque.

MARCAÇÃO RUSSA À ITALIANA

Os russos não negam que são treinados pelo italiano Fabio Capello. Com sistema de marcação forte, tanto por zona quanto individualmente, a forte zaga da Rússia conseguiu anular grande parte das investidas brasileiras. Fabio Capello tem méritos nisso. A defesa ainda não sofreu gols nas eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo, por exemplo.

MOVIMENTAÇÃO E INTELIGÊNCIA

Impressionante a constante movimentação do meia Fayzulin, autor do gol russo na segunda-feira fria de Londres. O jogador do Zenit imprimiu constantes movimentos que desconcentraram a marcação dos volantes e dos zagueiros brasileiros. Outro que chamou atenção foi Kerzhakov, centroavante goleador do mesmo Zenit. Este, com extrema inteligência dentro demonstrada dentro de campo, conseguiu abrir espaços para os avanços dos companheiros vindos do meio. Quando sai da área para buscar o jogo, o faz com qualidade.

THIAGO SILVA E DAVID LUIZ

Mauro Galvão, em entrevista concedida à equipe da Rádio Grenal antes da partida, teve a sabedoria de afirmar que "zaga boa é aquela que passa tranquilidade ao time". Pois não resta dúvida que Thiago Silva e David Luiz são dois excelentes zagueiros. Entretanto, como diz Galvão, não conseguiram passar essa segurança ao restante da equipe. É evidente que isso só acontecerá depois de entrosamento e continuidade, mas em Stamford Bridge o que se viu foram dois grandes defensores perdidos entre si.

BAGUNÇA TÁTICA

Impossível definir taticamente o modo com que o Brasil atuou nos últimos 15 minutos. Um aglomerado de atacantes batendo cabeça ao redor da área - Neymar, Diego Costa, Hulk e Fred -, auxiliados por um volante - Fernando - e uma espécie de meia - Hernanes. Além deles, Daniel Alves e Marcelo avançavam pelos flancos, vez por outra com o auxílio do "zagueiro" David Luiz. Thiago Silva ficava na sobra. O empate aos 44 do segundo tempo veio na base do abafa, não da organização. O que não deixa de ser preocupante tendo a Rússia como adversária.

A Rádio Grenal transmitiu a partida com narração de Thiago Suman, comentários deste que vos escreve, reportagem de Rafael Pfeiffer e plantão de Kalwyn Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário