terça-feira, 16 de julho de 2013

Grêmio 2x1 Botafogo

Grêmio: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano, Souza (Matheus Biteco), Zé Roberto e Elano (Maxi Rodríguez); Eduardo Vargas (Cris) e Kléber. Técnico: Renato Portaluppi.

Botafogo: Jefferson; Lucas (Gilberto), Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Renato, Vitinho (Henrique), Seedorf e Lodeiro (Elias); Rafael Marques. Técnico: Oswaldo Oliveira.

Gols: Eduardo Vargas (13'1º), Seedorf (19'1º) e Eduardo Vargas (33'1º).


Foto: Wesley Santos

ATAQUE GREMISTA

O grande nome do jogo foi Eduardo Vargas, autor de dois gols. Kléber também foi destaque, especialmente na comparação com o que ele próprio vinha jogando. É nítida que a evolução do setor tem a mão de Renato Portaluppi. O chileno, com liberdade de movimentação, pode perambular por todos os espaços ofensivos, criando oportunidades consideráveis para o ataque gremista. O "Gladiador", posicionado como um "falso nove", conseguiu fazer pivôs fora da grande área, armar jogadas e contribuir para os gols do companheiro. Sem Luxemburgo, os ânimos e a disposição mudaram para melhor.

OUTROS DESTAQUES

Zé Roberto fez um grande primeiro tempo, sendo o carimbador de bolas da equipe. Não houve ataque em que a bola não passasse pelos pés do meia. Defensivamente, destaque para o seguro Bressan. O jovem zagueiro passou os noventa minutos invicto nas bolas pelo alto. Mas depois de Eduardo Vargas, o grande nome do Grêmio na tarde chuvosa de domingo foi Alex Telles. Soberano na lateral esquerda, tomou conta da posição com maturidade incomum para um jovem de 20 anos.

SEEDORF E O BOTAFOGO

Que golaço, o marcado por Seedorf. Um jogador claramente muito, mas muito acima da média. É bom vê-lo jogar, tudo parece mais fácil. O Botafogo tem bom time - se mantiver os salários em dia e contratar um centroavante pelo menos razoável, briga pelo título -, mas o principal nome sem dúvida é Clarence Seedorf, 37 anos.

VITÓRIA LEGAL

O segundo gol do Grêmio foi legal, mesmo tendo o auxiliar Marcelo Van Gasse levantado sua bandeira para anulá-lo - o árbitro, Paulo César de Oliveira, corretamente não o acompanhou. Quem estava impedido era Kléber, que não participou do lance. O juiz é soberano em qualquer jogada, não o bandeira. O chileno estava pelo menos três metros em condição legal, ao contrário de Kléber. Gol legal e reclamações infundadas por parte dos cariocas.

O SEGUNDO TEMPO

Não se pode confundir as coisas. O segundo tempo do Grêmio não foi bom. Só o Botafogo atacou - os gremistas finalizaram apenas três vezes em 50 minutos, contra quase uma dezena dos cariocas. Os comandados de Oswaldo Oliveira criaram pelo menos três chances claras de gol contra nenhuma dos mandantes. A etapa complementar teve ares dramáticos e a vitória, por isso, chegou a ser classificada como "heroica". Discordo. Foi merecida, ok, mas podia ser mais tranquila. O qualificado time do Botafogo conseguiu empurrar o Grêmio que, cansado, não teve forças para responder.

A Rádio Galera da Web transmitiu a partida com narração de Regis Ramos, comentários deste que vos escreve, reportagens de Diego Macagnan e Douglas Demoliner e plantão de Eduardo Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário