quarta-feira, 29 de maio de 2013

Grêmio 3x0 São José (S-20)

Grêmio: Tiago Machowski; Canavarros, Rafael Thiery (Cleílton), Mateus Barbosa e Breno (Marcelo Hermes); Wallace, Guilherme, Éverton Júnior (André Luiz), Lucas Gabriel (Luan Paulista) e Paulinho (Luis Paulista); Lucas Coelho. Técnico: Marcelo Mabília.

São José: Ederson; Rafael (Wendel), Everton, Gustavo e Cássio; Alisson, Felipe (Diego) e Negreiros (Fernando); Deivson (Leandrinho) e Rogério Pato (Rudgullit). Técnico: Tiago Gomes.

Gols: Paulinho (GRE - 41'1º), Éverton Júnior (GRE - 14'2º) e Éverton Júnior (GRE - 19'2º).

Foto: Rodrigo Fatturi

A MOVIMENTAÇÃO DE PAULINHO

A movimentação vertical de Paulinho, atleta trazido do Juventude no início do ano, chamou atenção. Atuando como meia aberto pelo lado esquerdo, o jogador demonstrou objetividade e lucidez nas suas intervenções. Tem uma boa jogada de corte para o meio, assim, mantendo a bola sob o controle do seu pé direito, o preferencial. Características fundamentais de um meia moderno ele tem: sabe compor uma linha de marcação e, poucos segundos depois disso, é capaz de ingressar na área para finalizar.

CENTROAVANTE INTELIGENTE

Que jogador inteligente, esse Lucas Coelho. Tecnicamente não esteve tão bem na tarde instável de terça-feira em Porto Alegre, mas é absolutamente perceptível sua habilidade para movimentos ofensivos. Capitão do time, demonstrou segurança e maturidade. Lucas Coelho conseguiu ser fundamental no primeiro gol mesmo sem tocar na bola, apenas dando dois passos para trás, levando consigo dois zagueiros adversários, e abrindo uma grande área inteira de espaço livre para a infiltração de Paulinho. É um centroavante capaz de pensar no lance adiante, não apenas no óbvio.

UM BOM VOLANTE

Wallace, que, confesso, não conhecia, me agradou. Volante que atua de cabeça erguida, à frente dos zagueiros, e consegue passar tranquilidade aos defensores. Com a bola no pé, não titubeia: dá sequência às jogadas, raramente erra passes e inicia as construções de jogadas do time.

PROBLEMAS DEFENSIVOS

Rafael Thiery tinha um conceito amplamente positivo dentre os responsáveis pelas categorias de base do clube. Não sei se ainda o tem, mas o fato é que a defesa do Grêmio bateu cabeça, mesmo com a goleada. Seu parceiro de zaga, Mateus Barbosa, deixou a desejar, estando claramente abaixo tecnicamente dos demais jogadores da equipe. O lateral direito Canavarros foi incomodado frequentemente por investidas do fraco São José. Breno, o lateral esquerdo, teve algum destaque ofensivo, mas também foi inseguro na marcação.

SEMELHANÇAS

O Grêmio de Marcelo Mabília tem muitas semelhanças no seu modo de atuar com o time principal de Vanderlei Luxemburgo. Éverton Júnior se propõe a fazer aquilo que Eduardo Vargas vem deixando a desejar: investidas em velocidade pelo lado direito. Lucas Gabriel é um meia mais centralizado, enquando Paulinho joga aberto pelo lado esquerdo. A diferença é justamente neste, visto que o sub-20 atua num 4-2-3-1 enquanto o profissional opta pelo tradicional 4-4-2. Outra semelhança: um centroavante inteligente que sai bastante da área. Lucas Coelho e Barcos são assim. Importante: as comparações são em termos de posicionamento, não de qualidade técnica.

A Rádio Galera da Web transmitiu a partida com narração de Henrique Pereira, comentários deste que vos escreve, reportagens de Eduardo Souza e Fagner Grati e plantão de Rafael Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário